JORNAL PENA LIVRE
OBRIGADO PELA VISITA EM MEU BLOG. ESPERO QUE O TEXTO/ARTIGO DE HOJE TENHA SIDO DO SEU AGRADO. QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE APOIO OU CRITICA FAÇA ATRAVÉS DO EMAIL
quarta-feira, 12 de maio de 2010
SEXTA ESTRELA? DESTA VEZ NÃO
Atenção Sres leitores, edição extra do periódico Jornal Pena Livre.
Saiu a convocação dos jogadores brasileiros da seleção canarinho.
Olhem não sou nenhum entendido em futebol. Muito pelo contrário. Falo mais bobagens que a maioria dos outros 180 milhões de técnicos espalhados pelo Brasil afora.
Vou aqui opinar como um apaixonado de copas e afins e não como procurador de ninguém ou querendo entender do reinado mais do que o próprio Rei.
CONFIRA A LISTA DOS 23 JOGADORES CONVOCADOS PELO TÉCNICO DUNGA PARA A COPA DO MUNDO
GOLEIROS: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)
LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)
MEIO-CAMPISTAS: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)
ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)
Conheço esse time jogando desde quando foi formado. Não me parece ser forte o suficiente para emplacar mais uma estrela em nossa camiseta amarela, por esta razão deixei a estrelinha no alto da página isolada sem aderi-la ao conjunto da camiseta e as outras cinco estrelas.
Dunga foi conservador demais. Essa copa de 2010 será a competição da criatividade e da oportunidade, além da velocidade.
O time dunguista é burocrático demais. Soou algo parecido com uma convocação feita por Parreira mais especificamente devido às suas feições de retranqueiro.
Repito. Os times vencedores serão aqueles que ousarem mais e arriscarem mais com inteligência.
A seleção brasileira vai jogar mais ou menos parecida com o comportamento de algumas repartições de serviços públicos brasileiros: muitos carimbos, muita papelada, indas e vindas ao arquivo morto/vivo, assinaturas demais, vai e vem de pastas e pareceres inúteis. A bola vai rolar para lá e para cá, da linha direita para a esquerda, milhares de passes para chegar à intermediária e gol mesmo que é bom nadica de pitibiriba. Essa é a minha impressão mais para certeza.
Sem ousadia o futebol joga o jogo pobre, sem brilho e voltado para o retrovisor.
Contar com uma jogadinha ocasional de algum outro jogador pelo seu talento individual é pouco ou quase nada frente ao futebol jogado hoje pelas outras seleções.
Não vou me iludir. A seleção vai voltar para o Brasil antes das quartas de final. Podem anotar.
Claro, espero estar obtusamente enganado e quero fazer papel de bobo aqui quando porventura o Brasil trouxer a sexta estrela na mala.
Por outro lado, seria capaz de apostar um jantar no meu palpite.
O time de Dunga vai à copa recheado de craques mundiais e sem um pingo na sacola da criatividade, vai ser aquele futebol modorrento, cansado, com excesso de jogadas laterais porque já amarelou na convocação.
Nada de ousadia apenas compromisso com a mesmice. Outra coisa levar 7 volantes de uma vez só? É a mesma coisa que armar um time de basquetebol com cinco pivôs. Não vai dar certo.
Queria ver a estrela do futebol brilhar com jogadas e lances geniais tal com foi o Santos este ano que encantou até quem não é santista como eu.
Esse sim é o espírito moleque do nosso futebol. Bobagem dizer que Ganso, Pato e cia não tem idade para jogar bola.
Pelé não foi à copa com 17 anos? E não fez gol de monte?
Não é questão de idade.
O Brasil carece de inovar no futebol de buscar o brilho de seleções como a de 70 ou a de 86 de Telê Santana que jogou muito e fomos sem dúvida muito melhor que a seleção de Platini.
De lá para cá só se viu futebol feio, burocrático, enroscado, de um número extremos de passes da esquerda para a direita ou vice e versa, de jogadas para trás e nada criativas. Ganha quem faz gol não quem é campeão moral etc e tal.
Confesso que nas últimas copas assisti aos jogos da seleção brasileira mais por obrigação do que por prazer de ver uma boa partida.
Desta vez, creio, não vai ser diferente.
Assistirei aos jogos sem conseguir torcer por um time brilhante.
Vai ser um tremendo golpe de sorte se o Brasil atingir as quartas de final. Salvo se a tabela jogar a favor do nosso time e acontecerem zebras listradas de verde e amarelo pelo caminho.
Pelo menos duas grandiosas notícias desta convocação e certamente o ponto forte. Ficaram de fora o Ronalducho e o Ronaldinho.
Ronaldo o fenômeno do amarelismo e Ronaldinho gaúcho que só joga no seu time europeu, mas na seleção patina na graxa.
Chega da era dos Ronaldos e dos imperadores.
O Brasil só conseguirá costurar a sexta estrela na camiseta no dia em que levar para a copa um time base vencedor aqui dentro com as adaptações necessárias como foi o Botafogo da copa de 1970.
De mais a mais, naqueles momentos que a seleção brasileira for enfrentar times mais difíceis, quando estivermos já no segundo tempo nos seus 30 minutos sem perspectiva de gol e a copa estiver na fase do mata-mata, aí sim é que fará falta jogadores novos, talentosos e que poderão decidir em lances geniais e de pura criação.
Faltou inovar e ousar para Dunga. Espero que sua maior qualidade de ser coerente não seja igualmente sua sentença de morte e o carimbo no passaporte mais cedo.
Acessem meu blog para ver este artigo e muitos outros
http://jornalpenalivre.blogspot.com/
Magno Almeida Lopes, escritor e jornalista free-lancer, administrador de empresas com habilitação em negócios internacionais, tecnólogo de obras e solos, engenheiro de rede Lan, membro efetivo da academia Piracicabana de letras, MBA em comércio exterior. Piracicaba (SP), 12 de maio de 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário