JORNAL PENA LIVRE

OBRIGADO PELA VISITA EM MEU BLOG. ESPERO QUE O TEXTO/ARTIGO DE HOJE TENHA SIDO DO SEU AGRADO. QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE APOIO OU CRITICA FAÇA ATRAVÉS DO EMAIL

sexta-feira, 30 de setembro de 2011















BOMBAS ARMADAS PARA MATAR GENTE INOCENTE - Shopping Center Norte, cidade de São Paulo.

Não é de hoje que se tem conhecimento de áreas de risco na cidade de São Paulo. Alguns lugares estão com suas espoletas prontas para a detonação, salvo ledo engano.
O Shopping Center Norte, considerado pelos entendidos em áreas de compras como essa como sendo uma edificação de estrutura gigantesca, abriga milhares de trabalhadores, lojas e estacionamentos. Tudo construído em cima de um antigo lixão que exala toneladas de gás metano/mês. Gás este altamente explosivo.
É artefato prestes a ir para os ares. Os interesses comerciais sempre falando mais alto que a saúde ou o bem estar de todos.
Por conta disso a Prefeitura de São Paulo e órgãos fiscalizadores e ou balizadores liberaram a construção deste complexo sabendo o que havia abaixo no subsolo.
Valorização imobiliária, nova meca de consumo, geração de emprego e renda. Somente esses quesitos foram levados em consideração para liberar o “habite-se”.
As pessoas. Ah as pessoas. Isso é apenas um detalhe.
A CETESB mapeou dezenas de áreas de alto risco, tanto de explosões de gases diversos como químicas. Uma dessas áreas é um imenso complexo de 55 prédios residências que foi construído em cima de um terreno contaminado por benzeno (no local funcionava uma fábrica da COFAP de amortecedores), a justiça se arrasta neste caso por longos 10 anos sem que ninguém tenha sido culpado. Os punidos já foram encontrados. Os moradores dos apartamentos sofrem com problemas de saúde devido o alto grau de contaminantes do solo.
A COFAP empurra com a barriga que joga a culpa da CETESB que liberou a obra, claro por interesses comerciais não confessados.
A CETESB corre da seringa e culpa os moradores. Quem os mandou comprar apartamentos por lá afinal de contas?
A historinha se repete em outras tantas áreas que são velhas conhecidas da população da cidade de SP.
Todo mundo se lembra o que pode acontecer ao construir em área de antigo lixão. A favela do Bumba em Niterói (2010) foi um exemplo clássico. Nas chuvas de março a coisa veio abaixo soterrando centenas de pessoas destruindo sonhos e imóveis.
O Center Norte não corre o risco de desabar, mas explodir.
E se acontecer essa terá sido uma peça de teatro que acontece em vários pequenos quadros, ou seja, se explodir alguma coisa por lá uma seqüência de erros deverão se encadear para a tragédia anunciada.
O gás metano se inalado não é mortal, mas explode com alto grau de octanagem se é que se pode dizer assim.
Além disso, a molécula deste gás (vindo da decomposição do lixo nas camadas subterrâneas) é diminuta, passando desapercebida e adentrando qualquer infinitesimal fresta, buraco, rachadura na construção e se acumula à espera de uma fagulha, ponta de cigarro, um interruptor de luz.
Quantas pessoas estarão mortas após uma explosão dessas?
Difícil dizer, mas certamente seria na casa das centenas.
A direção do Center Norte cumpre sua função de dar de ombros. Vai levando a galinha no banho maria e pouco se importa com as multas que, se divididas pelo número de pessoas/dia que adentram o shopping temos alguns poucos centavos por cabeça.
Vale a pena pagar as multas da CETESB sem sombra de dúvidas.
Quem se importa com as vidas lá dentro?
A administração do complexo aposta na mesma justiça que dá brechas para empresas como a COFAP escaparem impunes.
Quero ver se o prefeito Gilberto Kassab tem ou não aquilo roxo.
Quero ver se o poder do Estado é superado por meia dúzia de espertalhões que constroem impérios em cima do lixo para os outros morrerem com bombas explodindo ou gases escapando.
O shopping não pode alegar que não sabia. Esta gás vazando é conhecido há muito tempo.
A Direção nada fez jogando todas suas cartas no pedido que fez a Deus para que a coisa não exploda.
Boboca mesmo quem, sabendo do alto grau de periculosidade, ainda topar frequentar o Shopping Center Norte.
Nem para salvar um moribundo eu iria colocar o pé numa mina terrestre dessas. Depois de ouvir o “clic” nada há de se fazer.
Os dados estão sendo lançados. A sorte favorecerá a quem correr atrás para escapar de uma provável explosão.
Acabou de sair nas notícias dos telejornais nesta noite de 29/09/2011 que Gilberto Kassab recebeu liminar da justiça determinando a abertura do shopping.
Precisamos anotar o nome e local de trabalho deste juiz para depois cobrar dele possíveis mortes caso realmente isso venha a acontecer.
Com isso, na seqüência de erros que se encadeiam para acontecer qualquer tragédia, tenha sido este, talvez, o último obstáculo para que se impeça uma explosão neste shopping. Interditar o local e realizar as obras para contenção do gás e seu drenamento imediato.
Fico aqui imaginando a aflição dos funcionários das lojas e outros estabelecimentos comerciais dentro e no entorno desta meca de consumo.
Não dá nem para imaginar. Famílias em risco, vidas em perigo e a brincadeira da justiça e Estado em torno do que se deve ou não fazer.
A CETESB fez a parte dela indicando o perigo. A prefeitura de SP assinou termo de suspensão das atividades e a justiça mandou agora tudo “pras cucuias”.
Resta agora aos freqüentadores, funcionários e stakeholders deixarem no bolso patuás da sorte, pés de coelho e muita reza à Santa Rita (santa das causas impossíveis).
Quero estar errado. Completamente.
De outro lado sabemos que o estopim foi aceso com a liminar da justiça.
Desta forma, se por ventura uma coisa horrível acontecer no local, podemos de imediato fazer a lista dos culpados, entretanto, sabemos que a justiça brasileira rápida em conceder liminares será lenta como um cágado paraplégico na hora de punir os responsáveis.
Oxalá não aconteça nada. Tomara que a Administração do Shopping Center Norte tome as atitudes urgentes de drenar o gás metano do local e colocar o complexo em situação de relativa segurança. Eu duvido. O dinheiro fala mais alto e ao se deparar com vidas e risco de morte SEMPRE os interesses de uns poucos se sobrepõe aos de muitos.



Acessem meu blog para ver este artigo e muitos outros
http://jornalpenalivre.blogspot.com/

Magno Almeida Lopes, escritor e jornalista free-lancer, administrador de empresas com habilitação em negócios internacionais, tecnólogo de obras e solos, engenheiro de rede Lan, membro efetivo da academia Piracicabana de letras, MBA em comércio exterior. Piracicaba (SP), 30 de setembro de 2011. email: lopesmagno@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário