JORNAL PENA LIVRE

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domingo, 24 de março de 2013

AI MEU DEUS DO CÉU, AI MEU DEUS DO CÉU.

O nosso simpático amigo desta foto é o Brazuquito. Não, ele não está assustado porque tem algum bicho por perto dele como um leão faminto, embora leões não costumem comer tão indigesta refeição cheia de pelos.
Ele também não esta horrorizado com seu (a) treinador (a) que veio lhe servir uma fantástica rabada cheia de pimenta baiana.
Ele estava vendo televisão e ficou assustado assim quando viu as notícias sobre o escoamento da safra brasileira recorde de grãos que tenta ser embarcada pelos portos do Brasil.
Ele soube, a ponto de fazer arrepiar seus pelos, que os chineses desistiram de comprar 960 mil toneladas de soja porque o pessoal daqui costuma atrasar as entregas.
As filas de caminhões com cargas para embarque e exportação nos principais portos brasileiros, em especial o de Santos, estão mais compridas que os pelos arrepiados de Brazuquito.
Até um macaco sabiamente ignorante sabe que o Brasil está virando campeoníssimo em complicar seu comércio internacional, senão pela melancólica situação pré-cambriana dos nossos portos e aeroportos, como também pela infraestrutura e logística de fazer Brazuquito cair na gargalhada e dar suas famosas piruetas triplas.
O governo finge que está acelerando obras, fazendo mundos e fundos, que está querendo votar planos como o último que bastou uma grevezinha rápida do pessoal dos estivadores para que a ideia idiota de privatização afundasse como o Titanic.
Nem Deus afundaria o tal navio, humpf! Quanta pretensão.
O caso é sério.
Tudo tem uma razão de ser.
Não pensem que este sacrifício para exportar tem origem recente, que as mazelas são coisas da última página do jornal não.
Chiiiiii isso é antigo moço!
Vem dos tempos que a vovozinha da Brazuquito fazia suas macaquices no que hoje restou da mata Atlântica.
Uma vez na história o país se viu tão atrasado em seu parque industrial que resolveu incrementar e trazer para nossas terras a famosa indústria automobilística lembram-se disso?
Aquele presidente que fundou Brasília? Esse mesmo.
Pois bem.
Ávidos para entupir nossas estradas com fedorentos automóveis verdadeiros fósseis vivos até a abertura daquele presidente que caiu e foi demitido o Brasil acolheu de braços abertos uma era que sepultaria a matriz de transporte de carga por ferrovias.
Ferrovia cedeu ordem aos bolorentos caminhões poluidores, caros e obsoletos que navegam pelas nossas estradas que Brazuquito ri à toa de tão ordinárias e medievais que são.
O amigo macaco sabe que preço por preço o caminhão é muito mais caro, a ele seria destinado, num modelo decente de matriz de transporte, apenas o leva e trás pontual já no final da linha de distribuição, esse sim um papel reservado exclusivamente aos fumarentos mastodontes.
Brazuquito rola e faz das suas ao assistir, desde o tempo do desembarque do seu bisavô da Sumatra aqui no Brasil ainda no tempo do descobrimento do Brasil, que modelo rodoviário de transporte só é usado porque o lobby das indústrias que fabricam carros e caminhões é quem manda no governo.
É dessas indústrias que vem a ordem para chafurdar o Brasil na lama da pior matriz e logística de transporte possível porque isso enche os cofres dessa moçada.
A física é implacável com sua teoria sobre o cavalo vapor. Ele é capaz de tracionar diferentemente quando o assunto é meio de transporte. O mais eficiente é feito na água. Com um cavalo vapor (CV) conseguimos tracionar cargas muito mais pesadas que nos trilhos, o segundo mais vantajoso e na lanterninha o terrestre.
O aproveitamento do CV no asfalto arrasta cargas bem menores.
Ninguém é estúpido nesse mundo a ponto de entrar numa loja caríssima de grife para comprar um quilo de margarina, quando se pode comprar no supermercado pagando 10 vezes menos.
Caríssimos, só usamos o caminhão porque tem forças ocultas ordenando usá-lo e ponto final.
Ou vocês acham que usaríamos o modelo mais caro apenas porque é mais chic?
O governo é pau mandado.
Ele obedece e ponto final. Manda quem pode e obedece quem for submisso.
As fórmulas para resolver essa equação logística não requerem computadores como o “K”, o supercomputador mais rápido do mundo que tem uma capacidade de processamento de 10,51 petaflops, algo em torno de 10,51 quadrilhões de operações por segundo.
Basta apenas um bom papel, homens inteligentes, um governo livre das amarras da indústria de entupir ruas de carros e um lápis de 1,99.
Nada mais que isso gente.
Eu sei resolver esse problema. Já apresentei um projeto ao governo do Estado de São Paulo certa ocasião e o remeti ao Palácio dos Bandeirantes. Deve ter sido sumariamente picado porque ali estaria uma solução definitiva e fácil de ser adotada.
Outra coisa senhores e senhoras.
Tem gente que ganha muito dinheiro com essa situação de penúria, filas de caminhões, atrasos de embarques e desembarques, portos maltrapilhos e muito macaco Brazuquito rindo até se fartar.
Nessa roda tem gente enriquecendo às custas do pleno e saudável comércio internacional que o Brasil pode ter se quisesse tê-lo, claro.
Brazuquito quer ajudar.
Ele é sabido quem sabe o governo não possa perguntar a ele como fazer para sair desse buraco?
Brincar de privatizar é que não vai resolver.
Pergunta ao macaco ele sabe mais que qualquer governo.








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