JORNAL PENA LIVRE

OBRIGADO PELA VISITA EM MEU BLOG. ESPERO QUE O TEXTO/ARTIGO DE HOJE TENHA SIDO DO SEU AGRADO. QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE APOIO OU CRITICA FAÇA ATRAVÉS DO EMAIL

segunda-feira, 2 de maio de 2011












GOVERNO CHORAO E INCOMPETENTE

Há mais de 2.000 anos famílias ao redor do mundo contratam, mediante alguma vantagem financeira, mulheres para chorar em velórios.
São as famosas carpideiras. No Brasil, as carpideiras chegaram junto com a colonização portuguesa. Inicialmente o pagamento não era feito em dinheiro, mas com bens da família do defunto.
Existe até uma dessas profissionais famosa, Itha Rocha, que já chorou nas mortes de Clodovil Hernandez e Lady Diana, cobra a quantia de R$ 300,00 por trabalho.
Não há como não fazer paralelo com a choradeira do governo acerca das montanhas de dinheiro que os brasileiros estão gastando em viagens no exterior.
Um choro carpideiro, falso e que demonstra uma total incapacidade de fazer a leitura do porque nós estamos torrando tanto lá fora com passagens aéreas, hotéis e o escambau a quatro.
Uma total incapacidade governamental de traduzir nas entre linhas e descobrir porque estamos preferindo as areias da Flórida às de Copacabana, as movimentadas noites de New York às de São Paulo e os tantos milhares de cruzeiros de navio forrados de brasucas doidos para torrar dinheiro.
Vá lá.
Vou gastar alguns neurônios fresquinhos para explicar a Dilma e companhia bela que tipo de análise deve ser feita para inverter este quadro ao invés de sair metendo canetada e aumentando impostos para viagens ao exterior.
Somente isso que o governo sabe fazer para enfrentar coisas que não sabe porque ocorrem, aumentar impostos é pura assinatura de burrice ao cubo e de uma incapacidade extremada; de não ter em mãos alguém que possa explicar o fenômeno que está fazendo nossos aeroportos parecerem feirão da Rua Direita de tanta gente embarcando, sei lá para onde, mas certamente bem longe daqui.
A mim me parece soar estranho o fato de que uma desconhecida Polônia, perdida no mapa mundi e que muita gente não sabe apontar onde fica receber por ano mais turistas que o ensolarado Brasil, terra abençoada com uma super natureza bela e com tantas cavalgaduras que envergam o poder sem saber o que fazer.
Alguns tópicos dessa analise podem assim ser esclarecidos para entender porque tanta gente escapando pelo ladrão rumo ao exterior:
Ø A primeira e mais óbvia razão: preço dos hotéis. Os preços brasileiros de rede hoteleira são inflados feito balões com tantos impostos embutidos e as tais taxas de turismo que alguns municípios turísticos tem a cara de pau de cobrar como melhoria ao turismo local. Pura balela. É uma cascata enorme de porcarias que pagamos para alimentar um ciclo imenso de chupins e aproveitadores do poder;
Ø Peguemos como exemplo um clássico hotel 3 estrelas: um bom quarto, nada luxuoso, um bom toalete, cama confortável, tv a cabo, áreas de recreação, piscina, estacionamento. Nos EUA um hotel assim custa menos de US$ 40 por CASAL/dia, aqui pagamos o triplo desse valor;
Ø Táxis: aqui no Brasil pagamos por quilometro rodado o preço mais alto do planeta segundo informa as operadoras de turismo que tenho contato e que reportam algumas corridas brasileiras custarem pequena fortuna como, por exemplo, trajeto de aeroporto para aeroporto. Em São Paulo, capital, cobra-se mais de 120 reais para o trajeto Congonhas-Guarulhos. Porque? Porque em outros lugares do mundo tem metrô e outros meios de transporte para levar as pessoas até os aeroportos com custo bem baixo. Aqui ou se vai a pé ou toma no bolso uma bela cacetada, ou, finalmente, embarcar em ônibus circulares jurássicos que levam uma década para percorrer o trajeto;
Ø Segurança: bom aqui todo mundo sabe que o Brasil recebe seus turistas com um maravilhoso esquema de segurança nunca dantes visto na história do Brasil: assaltos em hotéis filmados em rede nacional. Vide um famoso hotel no Rio de Janeiro onde os bandidos cercaram o prédio e patrocinaram um tiroteio de fazer inveja às maiores porcarias americanas de farwest. Preciso esclarecer: turista que menciono é tanto o interno que viaja dentro do Brasil como as pessoas estrangeiras tá? São tantos os casos de turistas que são assaltados no desembarque quando estão pegando condução de microônibus que enchem um Estadão de domingo;
Ø Estradas. Bah! Todo mundo sabe que viajar de carro no Brasil é morte certa, ou no bolso com as falcatruas dos pedágios ou com as condições críticas das estradas que são feitas para matança em massa. Tome como ilustração uma cidade como Monte Verde (MG). A estrada de acesso para a cidade foi feita para carro de boi e não para automóveis. Aqui mesmo Águas de são Pedro. A estrada apresenta condições péssimas de tráfego, a ponte caiu e foi remendada precariamente, o acesso a cidade de São Pedro dá medo de ver tantos buracos e ondulações na pista. Esses exemplos ilustram o mapa geral das estradas brasileiras.
Ø Aluguel de carro: aqui o maior roubo da história mundial. Com o preço de uma diária de um simples UNO com ar condicionado nos Eua voce aluga um carro da categoria do Nissan Sentra, C4 Palas ou um Fusion da Ford. Porque? Impostos que incidem em cima de outros impostos, ganância das operadoras e que cobram o que querem;
Ø Abastecimento: se mesmo assim a família se aventurar pelas estradas assassinas brasileiras vai pagar muito caro por um litro de gasolina batizada e beatificada de péssima qualidade com preço de Suíça. Álcool nem pensar. Quem tem carro Flex foi enganado como no antigo Pró Álcool dos governos passados que deixaram a pé quem comprou um carro abastecido com etanol. Aconteceu de novo. E o governo ainda quer aumentar os preços da gororoba que eles refinam alegando que os preços externos estão altos. Ué...consta que somos auto-suficientes em petróleo não? Ou será mais uma mentira? Se temos petróleo para dar e vender e os custos são em reais e o real está se valorizando frente ao dólar porque aumentar os preços? Ganância do governo para cobrar mais impostos de uma meleca aditivada com toda sorte de químicas nocivas ao bolso e aos motores dos nossos carros;
Ø Aeroportos. Bom, já torrei a paciência dos leitores falando sobre isso. Todos estão super lotados e ainda assim a Infraero cobra uma fortuna em tarifas de embarque, nem banheiro alguns deles não tem em numero suficiente. Nem precisa dizer que para aqueles que tem bexiga solta melhor levar de casa um penico.

Do limão se faz uma limonada. Para o governo esse ditado não é conhecido. Estudam-se novas medidas para impedir a torrente de brasileiros que estão voando para fora. Mais impostos vem por ai, aborrecimentos, mais taxas, até que alguém decida que fazer uma revolução aqui não iria fazer mal a ninguém. Falta inteligência, visão de futuro e disposição de gastar tempo planejando uma nova infraestrutura voltada ao turismo. Será que no governo não tem ninguém com mais de dois neurônios funcionais para fazer isso?
Se me convidassem para fazer isso o faria de graça me pagando somente as refeições.
Que tal parar com a brincadeira de encher a pança da Receita Federal, pegar um lápis e papel e montar um plano para acabar com esse vexame de recebermos muitíssimo menos turistas que a distante e desconhecida Polônia?


Acessem meu blog para ver este artigo e muitos outros
http://jornalpenalivre.blogspot.com/

Magno Almeida Lopes, escritor e jornalista free-lancer, administrador de empresas com habilitação em negócios internacionais, tecnólogo de obras e solos, engenheiro de rede Lan, membro efetivo da academia Piracicabana de letras, MBA em comércio exterior. Piracicaba (SP), 02 de maio de 2011. email: lopesmagno@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário