JORNAL PENA LIVRE

OBRIGADO PELA VISITA EM MEU BLOG. ESPERO QUE O TEXTO/ARTIGO DE HOJE TENHA SIDO DO SEU AGRADO. QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE APOIO OU CRITICA FAÇA ATRAVÉS DO EMAIL

domingo, 25 de outubro de 2009



INVENÇÕES BRASILEIRAS – CÚMULO DA IDIOTICE

Dizer que o brasileiro é criativo é chover no molhado. Principalmente quando se trata de usar essa famosa criatividade para reinventar coisas que sabidamente funcionam bem. Querem ver? Peguem cinco engenheiros para reinventar uma das maiores invenções da humanidade que é a roda. Depois de longos estudos, exaustivos testes, simulações em fantásticos computadores e milhões de desenhos depois eles chegariam a conclusão que o melhor desempenho seria obtido caso as rodas fossem quadradas como a figurinha acima sugere.
Exagero? Nada.
Para criatividade o brasileiro não tem limites e é até uma questão de vergonha na cara.
Vamos ao que interessa.
Uma comissão formada por gênios da lâmpada maravilhosa, vinculada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), se reuniu para reinventar a roda, digo as tomadas elétricas brasileiras. O pior é que o resultado da reunião vai doer e muito em nossos bolsos logo, logo.
Todo mundo sabe que os países adotam diferentes modelos de conexão elétrica, nas tomadas, são cinco ou seis perfis diferenciados alguns com três pinos, outros com apenas dois, quadrados, redondos ou de desenho achatados.
O modelo europeu é usado por 45% da população mundial, já o americano por apenas 12%, seguem outros tantos na rasteira como o australiano, o paquistanês e o inglês.
Nunca houve consenso em usar um padrão único mundial, assim como as línguas faladas. Ninguém quer mudar o que já é de uso popular.
O Brasil tem um padrão de tomadas elétricas que usa o chamado modelo universal com três buracos com os perfis quadrados e redondos juntos podendo, desta forma, ser eficaz para nossa industria eletroeletrônica como também serve para o padrão de outros países quando as pessoas importam, por exemplo, um microondas padrão americano.
Tudo isso irá mudar. O tal comitê criou uma roda quadrada.
Em alguns anos o novo padrão brasileiro desta roda de quatro faces só será usado exclusivamente pelos brasileiros e será o único país do mundo a usa-lo. A bizarrice pode ser vista na figura logo abaixo com importantes reflexos em nosso bolso mais futuramente.



Vejam só. Não se encaixa com nada existente no mundo. Uma aberração de engenharia.
O que o sábio comitê decidiu a as autoridades brasileiras vão seguir à risca cheira a uma marmelada ligada em 220 volts, senão vejamos:
Ø A criação desta roda quadrada servirá como um aquecedor para a industria eletroeletrônica no país inteiro para tentar dar conta de uma mudança em larga escalada em todos os lares brasileiros. Neste momento dá para afirmar sem errar que esse tal comitê tem laços incestuosos com a industria desse setor;
Ø O prejuízo da mudança nos levará a gastar zilhões de reais com a idéia de jirico desse comitê de engenheirecos metidos a besta;
Ø A nova tomada brasileira não será compatível com nenhum aparelho importado;
Ø O governo brasileiro acatou a idéia do comitê da ABNT de não permitir à industria a fabricação de adaptadores, como temos vários para acoplar padrões diferentes forçando, desta forma, todo o povo brasileiro a gastar somente usando o padrão novo;
Ø Esta geringonça bizarra vai exigir mudança na fiação domestica, vez que ela necessitará de três fios ao invés dos dois atuais ficando o mico para descascarmos mais adiante.
Bom falar é pouco. Devemos agir. Começar a forçar o governo, através de um abaixo assinado, a deixar tudo como está e assim mesmo já está complicado.
Para que suar uma roda quadrada se a boa e velha redonda é infinitamente superior?
Coisa de brasileiro, comitês idiotizantes, uma população cordeira demais e um governo ligado em toda e qualquer sacanagem desemboca invariavelmente em invenções do tipo máquina de enxugar gelo.
Quem não se lembra de outras aberrações que doeram fundo em nosso bolso. Vamos lembrar algumas:
Ø Criação de um selo (meados de 1987) para colocar no carro mostrando que os donos estariam quites com o IPVA;
Ø Determinação do Denatran para que os motoristas tivessem a bordo dos carros um degenerado kit primeiros socorros, quanta multa foi dada naquele tempo. Queriam inventar um curso obrigatório para as pessoas serem socorristas de trânsito;
Ø Obrigatoriedade de colocação de adesivos luminosos em caminhões e ônibus (a fabricação é monopólio no Brasil da 3M);
Ø Obrigatoriedade atual de tirar fotos do carro antes de coloca-lo à venda enriquecendo os negócios do setor;
E vai por aí afora. São tantas as sacanagens contra nós maltratados consumidores que eu gastaria todos os milhares de gigabytes desta máquina para escrever sobre todos eles.
Precisamos nos mobilizar contra criação da ABNT da roda quadrada para nossas tomadas domesticas. Mande esse texto para seu congressista (quem se lembrar em quem votou, claro) para coibir essa idiotagem daquele órgão.
Focinho de porco não é tomada, mas os caras precisaram estudar engenharia para saber disso. Rsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário