JORNAL PENA LIVRE

OBRIGADO PELA VISITA EM MEU BLOG. ESPERO QUE O TEXTO/ARTIGO DE HOJE TENHA SIDO DO SEU AGRADO. QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE APOIO OU CRITICA FAÇA ATRAVÉS DO EMAIL

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010



FOME, FAMA, FORTUNA, FANTASIA.

A edição de 2010 da São Paulo fashion week terminou dia 22 deste mês. Foram milhares de desfiles, pessoas do time A das celebridades dando seu aval e da classe B também, empresários da moda disputando palmo a palmo o mercado da moda, um evento e tanto, cantoras, atrizes famosas e apreciadores em geral. Deu o que falar.
Tive a curiosidade de acompanhar alguns desfiles do que os entendidos chamam de “estilistas” com nomes pomposos que invariavelmente trouxeram verdadeiras aberrações em termos de roupas que dizem ser a próxima tendência.
Humpf...Tendência de que e de quem?
Certamente alguém da área da psiquiatria poderia vir a público explicar o fenômeno da utilização de modelos doentes flagrantemente sofrendo de fome e sede desfilando algumas coisas alienígenas que alguns chamam de roupa de moda.
Certamente foi o desfile da inanição, do esqueleto autômato trazendo modelitos transportados dos filmes de horror. Fez-me lembrar alguns personagens famosos do cinema como o zumbi Cesare interpretado por Conrad Veidt no filme de Robert Wiene, “O gabinete do Dr Caligari” de 1920. Ele usava cabelos pretos tipo melado e escorrido, olhos profundamente expostos nos ossos faciais tamanha a magreza. No filme ele vestia uma malha preta inteiriça e realçava muito os braços e as pernas de gravetinhos frágeis e horripilantemente brancos parecendo um ectoplasma ambulante. Entretanto, sou forçado a dizer que Cesare estava mais bonito e com aspecto mais saudável do que as modelos do SPFW (São Paulo Fashion Week) deste ano de 2010.
Onde já se viu mostrar o que antes só foi observado nos horrores do terceiro Reich e seus campos de concentração com milhares de pessoas morrendo de fome sendo exterminadas pela fome extrema? Qual a idéia geral de mostrar cadáveres ambulantes para exibir, quase que na maioria das oportunidades, trapos misturados com mesas de centro perfuradas (isso mesmo uma mesa de centro furada e pendurada nos ombros usada na sais num dos desfiles), tecidos de cortina, abajures nas cabeçlas, uma parafernália de pedaços de metal mais parecendo ferro velho? Teve gente que aplaudiu de pé!
A moda é uma inconstante no universo. Representa uma forma de se vestir que se espalha feito gripe suína no mundo inteiro. Quem lança a tendência atua no crime contra a saúde humana. Acaba levando essas pobres coitadas mortas de fome que rebolam de forma não condizente com o andar de uma pessoa à morte como está acontecendo ultimamente.
Na rua a moda é feita de mulheres normais com gordurinhas aqui e acolá. Difícil de imaginar roupas feitas para pessoas que estão nitidamente morrendo de fome servir a uma camada da população da vida real cuja dieta de resume em cachorro quente, pizza, batata frita e doce. Não é isso?
As famílias das meninas modelos manequins também são culpadas no crime da mortandade das mortas vivas requebrando guarda roupas que são apropriados aos zumbis do thriller de Michael Jackson, onde milhares de esqueletos surgem das tumbas e túmulos para aterrorizar a todos.
As garotas querem fama e fortuna espelhadas em histórias de sucesso de outras famosas que se deram bem nas passarelas. Nem que para isso deixem a vida de lado sacrificando corpos em busca de um formato cadavérico.
O mundo da moda é sofrido feito para poucos, bem poucos. O efeito colateral de tanta fome em desfile é notável nas milhares de modelos que abraçam a bebida como consolo igualmente o vício do tabaco ou coisa pior.
Os organizadores dos desfiles do tipo SPFW (São Paulo Fashion Week) devem, pelo menos aqui no Brasil através de lei severa, não contratar pessoas que estão se matando de fome pela glória de vestir trapos numa noite de sucesso.
Haveremos de ter uma discussão envolvendo as famílias, a sociedade como um todo, o império da industria da moda, enfim, todos os que estão na trama de matar adolescentes em troca de dinheiro e algumas capas de revista.
Fiquei assustado com o que observei. Neste ano o esquema foi drástico com as meninas. Nenhuma com cara saudável, muito pelo contrario.
O mesmo vale para os modelos homens que talvez até sofram bem mais com seus corpos precisando de comida e necessitando todos manterem as barrigas de tanques de lavar roupas. O mundo da moda deve descer para o universo real e perceber que esse modelo adotado da fome, do músculo formado na “bomba”, do esqueleto não nos serve para nada.
Como tantos outros artigos termino com o meu velho chavão: “a indústria funerária como um todo agradece de coração que seja assim, pois deste modo se ganha mais dinheiro”.
O emblema acima da caveira é sugestivo. Poderia ser o mote de propaganda do SPFW de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário