JORNAL PENA LIVRE

OBRIGADO PELA VISITA EM MEU BLOG. ESPERO QUE O TEXTO/ARTIGO DE HOJE TENHA SIDO DO SEU AGRADO. QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE APOIO OU CRITICA FAÇA ATRAVÉS DO EMAIL

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

APAGÃO DO SUCATÃO

A região do nordeste no Brasil, em sua integridade na data de ontem (28/08/2013), ficou no escuro graças a um dos famosos apagões que vez em sempre surpreende o país.
Mais um episódio para se colocar na prateleira dos inúmeros casos da espécie.
As autoridades do setor elétrico correram como lebres no pasto para arrumar um bodinho expiatório para culpar, desta vez uma queimada que alguém colocou próximo a uma rede de fios de alta tensão detonando todo o sistema que voltaria a ser ligado a passo de cágado na sequência.
Há uma vasta coleção de desculpas para que os apagões aconteçam, vamos haver:
·        Quedas de raios;
·        Incêndios em alguma vegetação próxima às linhas de transmissão;
·        Queda de pipas, balões, aviões e até urubu;
·        Queima de transformadores A ou B;
·        Curto circuito nas redes primárias.
De verdade, de verdade mesmo sabe-se que os apagões brasileiros tem origem no completo sucateamento do sistema elétrico, a começar pelo seu órgão maior, o Ministério das Minas e Energia, cujo comando está nas mãos de um curioso incompetente de nome Edson Lobão.
O colega titular desta pasta foi colocado no cargo para acomodar e acochambrar os mais indecentes interesses politiqueiros e arranjos intestinais de amizades e negociatas espúrias.
É por ordem deste ministério, que pensa inadvertidamente que aqui embaixo só existem cabeças de bagres, que as mentiras sobre origem dos apagões sejam contadas, aliás, desculpas bastantes “tatibitati“, só mesmo com bastante empenho para acreditar que a queda da energia no nordeste tenha sido uma queimada. Queimada de onde? Que lugar?
Queimada de quê? Alguém viu algo sobre isso?
O sistema elétrico brasileiro é uma imensa sucata que tem a cara de pau de nos cobrar desavergonhadamente as mais caras tarifas do planeta. Nunca deixei de ter completo estoque de velas e lanternas em casa. Vira e mexe estamos curtindo romântica noite a luz de velas.
O problema é de gestão. Até as lagartixas das minhas paredes estão carecas de saber.
Qualquer país do mundo que misture na frigideira: um quilo da velha politicalha nacional, 600 gramas de corrupção, 1 ½ quilo de ignorância, umas pitadas de descaso, tarifas espalhafatosamente caras deixando no forno dos interesses por 30 minutos temos como resultado uma calamidade em termos de prejuízos a toda economia.
No caso elétrico a fornada deixa o país no escuro, causa terríveis danos colaterais como, por exemplo, nos hospitais que não tem tecnologia de geradores.
Para tudo isso São Pedro leva a fama de malvado. Quando não os raios, as tempestades e as chuvas.
Dilma Roussef aproveita a carona do fogo aceso para aparecer na mídia fazendo malabarismos tarifários de redução nos domicílios em 20%, pendurando a conta no bolso das concessionárias/distribuidoras sacrificando o caixa destas empresas que já estão sem dinheiro até para trocar lâmpadas de rua.
Diz ela que é para segurar a inflação, assim como para conter o preço dos combustíveis ela mata a Petrobras que por conta de não ter uma única refinaria construída há mais de 20 anos amarga comprar gasolina de outros países pagando em dólar que sobe no foguete no despreparo para descobrir que a nossa inflação não é de demanda, mas de custos.
Para a de custos jamais podemos aplicar-lhe remédios como esse de brincar de roleta russa com os juros básicos.
Ainda bem que o país não adota cadeira elétrica para aplicar a pena capital. Caso tivesse o kit seria vendido com um gerador dos bons para torrar extracrispi os facínoras de plantão.
Sucatão rima com apagão que traz escuridão, noves fora a poesia de ultima hora.
Agora o Brasil desliga o interruptor e a chave geral porque insiste em organizar o sistema de eletricidade como alguém que gerencia um parque de diversões velho e decadente daqueles com o famoso bicho da seda.
Edson Lobão deveria pedir seu boné, se aposentar e pescar cedendo seu lugar para uma pessoa que ao menos saiba que colocar o dedo na tomada ligada causa dodói.
A luz se acenderá apenas no dia em que mudarmos os ingredientes daquela frigideira para vergonha na cara, competência, planejamento e assando na cadeira elétrica os corruptos que fazem o Brasil ficar no escuro.
Até isto acontecer no dia de São Nunca comprem tochas, velas, lampiões e alguns litros de querosene.
Eita Somália!









Nenhum comentário:

Postar um comentário